No último sábado (18/07), a Associação Grupo Amigos do Meio Ambiente (GAMA) de Pinhalzinho – SC realizou uma importante ação ambiental nas dependências da Trilha Interpretativa de Educação Ambiental, através do plantio de várias espécies nativas.

     Segundo a presidente do GAMA Solange da Silva, esta atividade foi de suma importância, pois além de contribuir para o andamento do processo de restauração do fragmento florestal da Trilha Interpretativa de Educação Ambiental da Trilha do Saber, também marca a retomada das atividades da Associação GAMA.

     Fundado em 16 de março de 1996, a Associação Grupo Amigos do Meio Ambiente – GAMA é uma entidade sem fins lucrativos, com atuação junto à comunidade de Pinhalzinho – SC na área ambiental.

     Conforme o biólogo Robelei Pieper, foram plantados mais de 150 espécimes de plantas de nove espécies, entre elas destaca-se: Jacaranda micrantha (carobão), Inga marginata (ingã), Peltophorum dubium (canafí­stula), Myrsine coriacea (capororoca), Myrocarpus frondosus (cabreúva), Nectandra lanceolata (canela-louro), Eugenia involucrata (cerejeira), Campomanesia xanthocarpa (guabiroba), Campomanesia reitziana (guabiroba-crespa).

     Ressalta-se que essa foi a etapa de adensamento e enriquecimento prevista para o interior da Trilha Interpretativa de Educação Ambiental, sendo que a próxima ação envolverá a continuação das técnicas de restauração ao longo da App do Rio Lajeado Anta Gorda, que por sua vez, forma o Corredor Ecológico da Trilha do Saber. Salienta-se, que esse montante de mudas, assim como as demais que serão usadas ao longo do corredor ecológico, foi adquirido através de uma parceria entre a Trilha do Saber e a APREMAVI de Atalanta – SC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *