Na última semana iniciou-se na Trilha do Saber as atividades do programa Jovem Pesquisador/2015. Este programa que é vinculado ao clube de ciências da EMEB José Theobaldo Utzig tem como objetivo contribuir com o processo de alfabetização científica da comunidade local através da iniciação científica de estudantes em diferentes áreas da pesquisa ambiental na Trilha do Saber.

Os encontros são mediados pelo biólogo Robelei Pieper (Trilha do Saber) e pela professora/bióloga Josiana Ribeiro (Clube de Ciências/EMEB) ocorrendo quinzenalmente no contra-turno dos estudantes envolvidos que dialogam sob diversas temáticas aplicadas a ciência, tais como: poluição hí­drica, restauração e recuperação de áreas degradadas, introdução de espécies exóticas invasoras em ambiente natural e gestão de resí­duos sólidos.

Segundo Robelei, este programa é bem proveitoso e produtivo, pois estimula e desafia o estudante na iniciação à  pesquisa científica, ainda que de forma básica. A cada ano o programa jovem pesquisador propõe uma linha de pesquisa diferente. “No ano passado, por exemplo, os estudantes estiveram envolvidos na execução de um plano de recuperação de área degradada, que foi desenvolvido e aplicado no primeiro fragmento do corredor ecológico de mata ciliar da Trilha Interpretativa de Educação Ambiental, para este ano a proposta será um monitoramento da qualidade hídrica de pontos especí­ficos do Rio Lajeado Anta Gorda”, complementa Robelei.

Além disso, é oportuno salientar, que paralelamente continuam as atividades do Clube de Ciências da EMEB José Theobaldo Utzig que desenvolve atividades que buscam despertar nos alunos o gosto e a curiosidade pela ciência.