No dia 02/06/15, o programa Trilha do Saber foi contemplado com a doação de 822 mudas de árvores nativas através do projeto Araucária. O projeto Araucária é uma iniciativa da Associação de Preservação do Meio Ambiente e da Vida (APREMAVI) e tem patrocí­nio da Petrobras, por meio de seu programa socioambiental.

“Ainda no final do mês de fevereiro enviamos um projeto a APREMAVI descrevendo nossos objetivos em relação à continuidade das técnicas de restauração para a formação do corredor ecológico de mata ciliar da Trilha do Saber, destacando também, as espécies e as técnicas que empregaremos na restauração das áreas”. Destaca o biólogo Robelei Pieper.

Salienta-se que todas as mudas serão usadas exclusivamente para a continuação das técnicas de restauração das áreas degradadas que formam o corredor ecológico de mata ciliar ao longo do Rio Lajeado Anta Gorda, sendo as espécies adaptadas ao clima e as caracterí­sticas da região oeste catarinense, possuindo também forte interação ecológica. Segundo Robelei, o próximo passo agora será a formação de uma equipe de voluntários que irão se integrar e se mobilizar para a execução tanto do plantio como no monitoramento posterior as técnicas estabelecidas. Por fim, a Trilha Saber e sua mantenedora a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Pinhalzinho agradecem a APREMAVI pela atenção e disponibilidade dispensada.