No último dia 09/12/2014, um importante evento em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Pinhalzinho – SC marcou o aniversário de três anos da Trilha do Saber, trata-se do 2° Concurso e Exposição de Fotografias da Trilha do Saber sob o tema “Um Olhar Sobre a Biodiversidade”. Objetivo foi destacar as belezas naturais da Trilha Interpretativa de Educação Ambiental da Trilha do Saber.

A Trilha do Saber foi inaugurada no dia 09 de dezembro de 2011. É um programa de educação ambiental, pesquisa cientí­fica e preservação ambiental, composta por uma Trilha Interpretativa de Educação Ambiental, um Centro Interpretativo e um Corredor Ecológico de Mata Ciliar (em formação), com espaços adaptados a cadeirantes e pessoas com deficiência visual.

O Evento teve a participação da bióloga Tailini Jordana Reihner Stoffel, mestranda em Biodiversidade animal pela Universidade Federal de Santa Maria-RS, que falou sobre sua trajetória acadêmica e porque se apaixonou pela biologia.

Na sequência o biólogo Robelei Pieper, coordenador da Trilha do Saber, apresentou as principais ações desenvolvidas pela Trilha do Saber no ano de 2014. Destaque para os programas de extensão Trilha do Saber na escola, Programa Jovem pesquisador (vinculado ao Clube de Ciências da EMEB José Theobaldo Utzig) e também as visitas monitoradas com pessoas de todas as idades.

A Trilha do Saber já recebeu o prémio de Boas Práticas em Sustentabilidade Ambiental Urbana de 2012 promovida pelo Ministério do Meio Ambiente e a indicação para constar no Bright Green Book – “O Livro Verde do Século 21” de 2013, iniciativa do instituto Smart City Business em conjunto com a ONU Habitat.

O momento final do evento foi reservado para revelar as fotografias do primeiro e segundo lugares do Concurso e Exposição de Fotografias da Trilha do Saber. A secretaria municipal de educação e cultura de Pinhalzinho – SC Fabiana Merigo e a bióloga Aida da Silva, que foi a idealizadora da Trilha do Saber, revelaram os ganhadores:

1°  Lugar: Maria Fátima Silveira.
Tí­tulo da fotografia: “A Trilha e sua biodiversidade”:

2° Lugar: Rafael Kolling Stülp.
Tí­tulo da fotografia: “O guardião da Trilha”:

Os ganhadores receberam um troféu, sendo que a dona da foto vencedora levou para casa uma máquina fotográfica digital, patrocí­nio de AMEL Construtora e Eletro Provence de Pinhalzinho – SC. As fotos vencedoras foram expostas em outdoor na Praça Edmundo Lauro Schmitz (Praça do Lago) de Pinhalzinho – SC.

Momento da Premiação:

Bióloga Tailini Jordana Reihner Stoffel:

Expressivo público presenciou a exposição: